Para uma maquiagem perfeita e impecável, existem alguns elementos que vão muito além das técnicas e truques que são usados normalmente. A iluminação adequada do ambiente de maquiagem influencia diretamente no resultado obtido.

Sendo assim, de nada adianta gastar horas se dedicando à maquiagem dos sonhos, se a iluminação pesar contra e deixar o rosto cheio de excessos que vão aparecer nitidamente quando a pessoa estiver exposta à luz natural ou a outras fontes de luz.

Para quem está reformando a casa, ou investindo um pouco mais em decoração, vale a pena saber qual a iluminação certa para o ambiente de maquiagem, e montar um cantinho especial para a rotina de beleza das mulheres da família.

Leia o post e aprenda mais sobre esse assunto.

Escolha o local ideal para o ambiente de maquiagem

Diferentemente do que a maioria das pessoas pensa e faz, o banheiro não é local mais recomendado para se maquiar. Isso porque no banheiro, dificilmente existirá a incidência de luz natural, grande aliada da maquiagem correta.

Além disso, guardar a maquiagem no banheiro também não é recomendado, pois esse ambiente extremamente úmido e com alterações de temperatura vai comprometer a validade e qualidade dos produtos, podendo até derreter alguns itens mais sensíveis.

Portanto, os locais mais indicados para organizar o ambiente de maquiagem são o quarto ou closet. Na hora de optar por um dos dois, é indicado dar preferência para o local mais arejado e onde a incidência de luz natural seja maior.

Para entender a ênfase dada à importância da luz natural, basta imaginar que durante o dia, ao circular pelas ruas no desempenho das tarefas cotidianas, será essa a luz que terá maior incidência no rosto da mulher, e, portanto, afetará a percepção de todos que a cercam.

Resumindo, a maquiagem feita com o uso da luz natural fica mais suave e sutil, realçando a beleza original da mulher.

Defina o tipo de lâmpada

Escolhido o local, é o momento de escolher as lâmpadas, pois estas também interferem no efeito da maquiagem. Acertar nessa escolha é fundamental, já que nem sempre existirá luz natural disponível, como no caso de maquiagens realizadas à noite para eventos nesse período.

Hoje existem no mercado diversos tipos de lâmpadas e é comum ficar na dúvida sobre qual escolher para o cantinho de maquiagem.

Saiba que os tipos mais indicados são as que produzem luz quente, e são mais amareladas, mais conhecidas como incandescentes e as que resultam em uma luz fria, conhecidas como fluorescentes e que são mais brancas.

Para a maquiagem ideal, a dica é fazer um mix desses dois tipos de luzes no ambiente de maquiagem.

Posicione as lâmpadas adequadamente

Contudo, a composição do ambiente de maquiagem precisa ser minuciosamente estruturada, e não deve ser feita de modo aleatório.

Para um bom posicionamento das lâmpadas, é aconselhado instalar uma luz quente em cima do espelho que será usado para a maquiagem, incidindo no rosto de frente, e outras luzes frias nas laterais, sempre visando produzir uma luz indireta geral que não crie sombras.

Para essa organização, pode ser montado um espelho no estilo camarim, que fica muito bonito e estiloso, ou ainda podem ser usadas as modernas arandelas com o vidro leitoso e lâmpadas amarelas.

Se as arandelas não puderem ser utilizadas por questões estruturais do espaço, uma alternativa viável e igualmente charmosa é usar as luminárias de mesa.

Agora que você já sabe como organizar e montar as luzes do ambiente de maquiagem, comente nesse post o que achou de nossas sugestões!