A iluminação é essencial para a decoração do ambiente, além de proporcionar economia e bem-estar a todas as pessoas que ali convivem.

Hoje em dia, o dimmer — dispositivo que controla a intensidade da luz — tem sido bastante utilizado nas residências, devido às vantagens tanto financeiras quanto estéticas, contribuindo para que a decoração da casa se torne mais bonita e aconchegante.

No post de hoje, mencionaremos algumas formas de funcionamento e curiosidades do dimmer para lâmpada LED. Acompanhe!

A lâmpada LED é compatível com o dimmer?

Para saber se o dimmer pode ser instalado, é necessário verificar se a lâmpada LED é dimerizável, ou seja, se vem especificado nas suas instruções que é próprio para regulagem da intensidade do brilho.

Se for adaptável, a lâmpada LED é a opção mais vantajosa, pois o seu tempo de vida útil é de 25 mil horas, enquanto o da lâmpada incandescente, de 3 mil.

Quais vantagens a lâmpada LED pode proporcionar?

Umas das maiores vantagens da lâmpada LED é que ela não esquenta o ambiente, ideal para iluminar peças sensíveis ou coloridas, pois como não há calor, as suas características não se danificam com o tempo.

Dificilmente a lâmpada LED queimará. O que poderá queimar com o tempo é o transformador que transfere a energia. Nesse caso, é só trocá-lo e continuar utilizando a lâmpada, gerando economia e menos poluição ao meio ambiente.

Como a variação de iluminação influencia na decoração do lar?

São diversos os fatores que trazem benefícios com a regulagem da intensidade da luz. Alguns deles são:

  • Cria um ambiente intimista para um jantar a dois;

  • Ajuda na hora de colocar um bebê para dormir ou na hora de assistir a um filme;

  • Transforma o ambiente em um lugar bem mais aconchegante e agradável.

Como instalar o dimmer?

A instalação é bem fácil, podendo ser realizada por qualquer pessoa. É só tomar alguns cuidados.

Antes de qualquer procedimento, desligue o disjuntor para fazer o serviço com segurança. Então, basta retirar o interruptor, desligar a fiação e ligar os fios do interruptor, observando qual é a orientação das cores conforme a voltagem. Para 127 V, a fase é a vermelha, no retorno a fase é a amarela, isolar o azul. Já para 220 V a fase é a vermelha e o azul, no retorno, amarela.

Se, por acaso, a fase não esteja identificada, instale aleatoriamente. Se as posições estiverem invertidas, isso não danificará o aparelho. Caso a instalação não funcione, troque a ordem. Por fim, teste o dimmer e aproveite.

Quais os locais mais indicados para a instalação do dimmer?

O dimmer pode ser instalado em qualquer local, sendo que para cada cômodo da casa ele serve para um propósito diferente. Nos quartos, ele trará aquela sensação de conforto e relaxamento. Na sala, além do clima intimista, ele proporciona charme e sofisticação ao ambiente.

Iluminando a casa com a lâmpada LED, a economia é de 90% em comparação com as lâmpadas comuns, sem contar que não há necessidade de instalar várias luminárias, pois com ele você controla toda a iluminação do ambiente.

Gostou do nosso post sobre o funcionamento do dimmer para lâmpada LED? Então confira agora a seção de lâmpadas LED da Target Iluminação!