Um dos cômodos mais importantes em uma casa ou apartamento é a cozinha, que além de ser o lugar onde são preparados pratos deliciosos, também é um reduto para a confraternização entre a família e os amigos.

Por isso, se você está em busca de imóveis em Curitiba, vale conferir algumas dicas de decoração especialmente para a cozinha. São dicas que vão deixar a sua sala de jantar mais organizada, bonita e aconchegante.

A cozinha é o ponto diferenciado de uma residência. É ali, por ser o local de preparo de muitos alimentos, que ela deve ter um caráter mais funcional, onde todos os ingredientes ficam organizados de um modo que venha a facilitar o ato de cozinhar.

Além da disposição ideal dos elementos no ambiente, uma decoração bem feita também leva em conta detalhes estéticos, conferindo para a cozinha beleza e charme. Nesse caso, questões como iluminação e as cores fazem muita diferença.

Obter uma decoração para a cozinha que seja bonita e, ao mesmo tempo, dinâmica e prática não é difícil. Sendo assim, confira aqui algumas dicas bem interessantes sobre esse tema.

O uso dos Móveis Multifuncionais

Se você mora em grandes centros urbanos sabe que os imóveis estão cada vez mais compactos. Isso pode ser visto, por exemplo, nos apartamentos para alugar em Curitiba. A tendência das grandes cidades modernas é a otimização de espaço.

Nesse caso, em prédios mais novos, com apartamentos de cômodos com tamanhos cada vez mais reduzidos, o que vale é equilibrar o espaço de maneira criativa sem perder a funcionalidade.

Diante disso, entram em cena os famosos móveis multifuncionais, caracterizados pelo seu tamanho mais compacto e pela facilidade de montagem e de transporte. Tais móveis trazem mais conforto e espaço para cozinhas de pouco espaço.

Posto isso, vale conhecer alguns móveis multifuncionais bem interessantes, caracterizados pela sua praticidade e capacidade de estarem inseridos no ambiente, sem prejudicar a harmonia da decoração. São eles:

Mesas e Cadeiras Dobráveis

São bastante recomendadas quando o assunto é móvel funcional para vários cômodos de uma casa ou apartamento. No caso da cozinha a situação não é diferente. As mesas e cadeiras dobráveis não ocupam muito espaço e são fáceis de serem transportadas.

Vale salientar ainda que alguns modelos desse tipo de mesa podem ser dobráveis com o intuito de ajustar tamanho delas. Isso confere a elas mais versatilidade, pois assim elas são úteis tanto para duas pessoas quanto para famílias com mais integrantes.  

Suporte diferenciado para panelas

Uma alternativa interessante e que otimiza bastante espaço é manter panelas e louças penduradas em algum tipo especial de suporte. Com isso, você não apenas substitui aqueles grandes armários e balcões, bem como facilita a localização do seu material.

Alguns modelos de suporte são estruturas onde literalmente as panelas são penduradas, já outros modelos podem ser tábuas de madeira (ou outro material) onde são dispostos os pratos, panelas e demais utensílios.

A disposição adequada dos objetos

O conforto de uma cozinha passa também pela maneira de como os elementos estão distribuídos em seu espaço. Por isso, na hora de pensar na decoração da sua cozinha, leve em consideração a posição desses elementos.

Para melhor distribuir os objetos, preste atenção no espaço que você possui, bem como no tamanho dos móveis e demais objetos. É possível organizar tudo, tornando o ambiente agradável e de fácil circulação. Por isso, as dicas são:

Pense na sua mobilidade

Na cozinha, a tendência é que você circule bastante para pegar ingredientes nos armários, na geladeira, no fogão e demais utensílios. Por isso, uma dica interessante é manter o que você necessita sempre ao seu alcance.

Além disso, uma das possibilidades para facilitar a sua movimentação na cozinha é a utilização das já citadas mesas multifuncionais, que podem ser dobradas, guardadas e utilizadas apenas, por exemplo, na hora do almoço e do jantar.

A melhor maneira de organizar a cozinha é disponibilizar os móveis na posição de um triângulo, em que os vértices consistem no fogão, na pia e na geladeira. Esse formato facilita o seu acesso a eles de forma mais rápida.

A questão da segurança

Um dos quesitos básicos para uma decoração eficiente da cozinha é a segurança. Por se tratar de um ambiente da casa onde são utilizados muitas vezes gases inflamáveis, é essencial pensar em uma decoração que também privilegie a redução de riscos.

Nesse caso, a ventilação é um dos pontos a serem levados em conta, pois isso facilita a circulação do ar e também reduz os odores de fritura. Além disso, pense também no revestimento para o piso que evite escorregões.

As cores perfeitas para uma cozinha

A questão do jogo de cores do piso depende muito do seu estilo preferido. Nesse caso, há a possibilidade de uma decoração de perfil mais minimalista, ou, se preferir, um estilo mais moderno.

Há aquelas pessoas que apreciam um estilo mais vintage, conferindo para a cozinha um visual retrô, nostálgico e que remeta a elementos de décadas passadas. Enfim, com criatividade é possível obter uma decoração interessante independente do seu perfil.

Dê preferência para as cores claras

É importante que uma cozinha represente limpeza e bons cuidados. Para isso, as cores das paredes e do piso podem apresentar tons claros. As dicas então são apostar no branco básico, ou em outros tons, como o bege e o amarelo fraco.

O gosto pelo estilo rústico

Para quem aprecia uma cozinha imponente, um estilo rústico é uma boa pedida. Nesse caso, vale apostar nos móveis envernizados. Eles conferem para o cenário esse tipo de visual.

Outros tipos de cores

Em alguns casos, se você não quer optar por tons muito claros na sua cozinha, uma solução é investir em móveis e tons com tons de cinza. Dessa maneira, você obtém um ambiente elegante e sóbrio ao mesmo tempo.

A modernidade na sala de jantar

Caso você aprecie um visual moderno e mais irreverente, uma possibilidade é apelar para paredes e pisos com cores inusitadas para uma cozinha, tais como o azul e o verde, por exemplo.

Além disso, quando o assunto é modernidade na decoração, lembre-se de utilizar acessórios personalizados. Eles geralmente são projetados com visuais diferenciados e criativos.

 

Conclusão

Por fim, se você é do tipo de pessoa que adora cozinhar e acha que a cozinha é o seu cantinho preferido da sua casa porque não investir em sua decoração?

E por falar em cozinha, quem está de mudança ou procurando casas para alugar em Curitiba essas dicas podem ser um prato cheio.

Por isso, não deixe compartilhá-las em suas redes sociais e com seus amigos.