Procurar imóveis para alugar em Curitiba é uma busca com várias opções. Dentre elas estão os imóveis mobiliados, que permitem que o inquilino more em uma casa que já conta com móveis e, quase sempre, alguns eletrodomésticos. Essa é uma modalidade de locação que pode trazer muita praticidade, mas também muitas dúvidas.

Para saber se esse é o negócio certo para você, é preciso refletir a respeito de alguns aspectos.

Se você pretende alugar um imóvel e não sabe se vale a pena optar por um ou apartamento mobiliado para alugar, confira o post.

Nós vamos esclarecer os principais pontos a respeito dessa decisão para que tudo saia conforme você esperava. Duvida? Então fique ligado!

Veja se é primordial que você economize na mudança

Se você precisa economizar na sua mudança, o aluguel de imóvel mobiliado é uma ótima opção. Um carreto completo pode chegar a custar R$ 1 mil, o que pode ser bastante oneroso.

Quem decide alugar um imóvel mobiliado pode economizar muito com carretos e fretes.

É possível concluir a mudança em poucas horas se você levar somente objetos pessoais e eletrodomésticos. Dá até para contar com a ajuda dos amigos e lotar seu próprio porta-malas, não é mesmo?!

Por isso, se você precisa se mudar e não conta com capital para arcar com esses gastos, alugar um imóvel mobiliado pode ser a solução para o que você precisa. Além de não precisar comprar móveis para a casa nova, você também não precisa pagar caminhões e carregadores para a mudança.

Organizar sua mudança para uma casa ou apartamento que já tem armários, cama, mesas e eletrodomésticos vai ser muito mais fácil e ajuda você a planejar sua vida financeira com mais calma.

Analise os móveis que você já tem

Optar por um imóvel mobiliado pode ser uma ótima opção também para quem possui poucos móveis. Por isso, antes de tomar a decisão, faça um pequeno balanço a respeito do que você tem para mobiliar sua nova casa.

Se ainda faltam muitos itens para que sua casa completa, veja se não vale a pena que você invista em um imóvel que já conta com mesas, cadeiras, armários e cama.

Ainda que você esteja planejando comprar seus próprios móveis, ir para uma casa mobiliada pode dar uma folga no orçamento e fazer com que você planeje a compra dos seus objetos com mais calma.

Também pode ser vantajoso se desfazer do que você tem para investir na sua nova casa. Vendas de garagem e brechós podem trazer o dinheiro extra que você tanto precisava.

Entretanto, lembre-se de que essa opção pode ser problemática se você precisar se mudar novamente e ter que mobiliar um novo apartamento.

Depois, é possível negociar com o proprietário, que pode vender ou desocupar o apartamento conforme forem suas possibilidades.

Avalie o tempo de contrato

Empresários que se mudam constantemente ou estudantes que alugam apartamento por um tempo limitado podem tirar grandes vantagens do imóvel mobiliado.

Para que você analise se a opção é boa para você, veja se você tem um tempo pré-determinado para ocupar o imóvel. É comum que as pessoas queiram montar a casa a seu próprio gosto, optando por utilizar os móveis da casa apenas por um tempo.

É comum que as pessoas optem por esse tipo de aluguel para poderem recuperar o fôlego após uma crise financeira ou até para decidirem com calma a respeito da compra da casa própria.

O apartamento mobiliado pode ser tudo o que você precisava para pensar com calma e economizar até que consiga comprar seu próprio imóvel.

Pode ser boa opção para recém-casados, que querem refletir a respeito do planejamento financeiro e da vida pessoal sem ter que abrir mão da privacidade de morar sozinho.

Reflita sobre seus cuidados com a casa

Quer ter certeza a respeito do aluguel do apartamento mobiliado? Então convém você analisar seu comportamento com os cuidados da casa onde mora.

É importante lembrar que você vai usufruir de objetos e móveis de outra pessoa, por isso, todo cuidado é pouco.

Veja como é seu comportamento com seus móveis e você é cuidadoso. Causar danos em móveis de uma casa ou apartamento mobiliado pode acarretar multas e outros prejuízos.

Além disso, já imaginou você estragar um objeto que está na família do proprietário há anos? Pode ser traumático!

Antes de tomar a decisão de procurar um imóvel mobiliado para alugar, portanto, veja se você se relaciona bem com a própria casa e se preza pelo bom estado de conservação daquilo que você utiliza.

Procure consertar possíveis estragos imediatamente, evitando que os danos acumulem e deixem a casa em péssimo estado de conservação.

Fique atento ao documento de vistoria

Outro aspecto para você analisar antes de optar por um imóvel mobiliado é conferir se você sabe fazer uma boa vistoria. Esse é um documento que assegura o proprietário de que ele terá o imóvel nas mesmas condições em que foi entregue.

Por isso, é importante que você conheça como fazer isso e entenda a importância de ser minucioso nessa etapa do contrato.

Verifique com atenção a situação dos móveis e objetos que estão na casa. Também é importante testar todos os eletrodomésticos e ficar atento a pequenos objetos, como vasos e quadros, por exemplo.

É importante atentar para pequenos defeitos, como tapetes manchados, toalhas furadas e torneira pingando. Olhe toda a situação dos móveis e teste todos os eletrodomésticos.

Seja bastante exigente na hora de conferir a vistoria do imóvel para evitar que você precise arcar com consertos e reparos que já existiam antes de você entrar no imóvel.

Alugar uma casa ou um apartamento mobiliado pode ser a solução que você precisa para o momento da sua vida. Ainda assim, é importante refletir se essa é a melhor opção e se ela é vantajosa para você.

Está convencido de que procurar uma casa para alugar mobiliada pode trazer muitos benefícios? Então aproveite para compartilhar esse post em suas redes sociais e aproveite para informar seus amigos e familiares!