Proprietários gastam muito tempo escolhendo um sofá ou a cor de tinta para as paredes da sala, mas muitas vezes esquecem da importância da iluminação adequada. Em um espaço onde você assiste televisão, lê livros, joga e entretém os convidados, a iluminação da sala serve para um propósito importante tanto na função e aparência do local.

A iluminação é importante por causa da intimidade que ela cria. Uma vez que as salas são geralmente um dos primeiros locais onde seus convidados entram, ela define o tom para o resto da casa.

Pensando nisso, no post de hoje trouxemos dicas muito especiais de como harmonizar seu espaço com uma boa iluminação. Acompanhe!

1. Use realces na iluminação da sala

Quando você quiser destacar certas características em sua sala de estar, como uma lareira, paredes texturizadas ou uma pintura favorita, a iluminação de realce é o caminho a percorrer. Boas opções são luzes ajustáveis dirigidas a pontos de interesse ou iluminação sob armários como em exposições, que destaca os objetos selecionados.

Para que a composição da iluminação de realce tenha o efeito esperado, ela precisa fornecer cerca de cinco vezes mais luz sobre o ponto focal do que a luz geral do local.

2. Customize o ambiente

Lustres elegantes, luzes de teto, luminárias de parede ou abajures podem fornecer um ambiente que lança um brilho quente em sua sala de estar. Elas controlam o brilho e proporcionam uma iluminação geral que faz com que a sala pareça confortável e convidativa.

Uma vez que esse tipo de iluminação afeta a qualidade global da luz no ambiente e tende a ser muito utilizado, decoradores dizem que são os melhores lugares para se usar suas soluções de eficiência energética, com dimmers ou controles de três vias.

3. Escolha pontos decorativos

Quando você quiser criar interesse e adicionar brilho à sua sala, abajures, pingentes pendurados e lustres podem fornecer o toque de luz decorativa para trazer esse aconchego e intimidade necessários.

Esses itens personalizam um espaço. É como vestir um grande par de brincos para completar uma roupa.

4. Se atente à luz de tarefa

Quando você quiser ler um livro ou precisar escrever em uma mesa, uma boa iluminação de tarefa te ajudará a fazer essas coisas. Essa luz brilhante pode ser uma luminária de chão com um braço oscilante lado de uma cadeira confortável, ou uma fonte de luz dirigida sobre uma mesa.

Essas não são as luzes que você usa todo o tempo, sendo usadas apenas quando você estiver envolvido em alguma tarefa, como leitura ou escrita.

5. Procure um profissional da área

Com tantas regrinhas na decoração e na iluminação da sala, é normal ficar em dúvida entre o uso de um ou outro objeto; entre um tipo de lâmpada e a forma como direcionar melhor as luzes para cada ponto de sua sala. Nesse momento, você pode optar pela ajuda de um decorador ou projetista de iluminação, que vai te auxiliar nas melhores escolhas para a ambientação de sua casa.

Esperamos ter ajudado você com as melhores escolhas e opções para a iluminação da sala. Ficou alguma dúvida sobre esse tema? Tem mais dicas de iluminação para nós? Deixe um comentário e compartilhe com a gente!